Você já deve ter visto por aí screenshots de notícias falsas que parecem do G1, da GloboNews ou da CNN.
Muitas pessoas fazem pegadinhas do tipo usando editores de imagem, como o Photoshop ou o Paint, mas é muito trabalhoso fazer isso bem feito.
Outra opção é utilizar o modo de desenvolvedor dos navegadores, o que exige vários passos, além de não funcionar no celular.
Quem sabe um dia a Alexa possa fazer isso para você, mas, enquanto isso não acontece, o Gerador de Fake News existe para facilitar esse processo.
Com poucos cliques, você cria uma notícia falsa com aparência real, de modo que o leitor acreditará de imediato! Para evitar processos judiciais e a propagação de notícias falsas com finalidade criminosa, porém, as imagens têm pequenas diferenças que não sobrevivem a um olhar mais atento.
1) Acesse www.geradordefakenews.com.
2) Escolha a seção da notícia, para alterar o cabeçalho automaticamente.
3) Digite título, subtítulo e texto do 1º parágrafo, se desejar. Muitas vezes, apenas título e subtítulo são suficientes para fazer uma boa imagem.
4) Se quiser, você lá pode clicar no botão azul para baixar a imagem da notícia falsa. Se quiser, você pode ainda adicionar uma foto para dar mais credibilidade.
5) Outra sugestão é encaminhar a imagem junto do suposto link para a notícia completa, clicando no botão para copiar. Esse link leva o "alvo" para uma página que explica que ele caiu em uma pegadinha de notícia falsa.
O Gerador de Fake News tem também uma versão para criar imagens do tipo breaking news de TV.
Acesse https://www.geradordefakenews.com/tv/! O uso é muito similar.
Use o formulário de contato disponível no site.